O atual cenário desperta a mudança dentro das empresas, impulsionando a análise e observação da presença das empresas no mercado e perante os clientes. Com base no estudo “B2B Marketing Trends 2012 Report”, realizado pela Curata em novembro de 2012, vamos alisar as tendências das empresas para as suas estratégias.
Os dados, que assentam num comparativo entre 2011 e 2012, demonstram que as preferências dos marketers se estão a focar nos conteúdos de marketing atingindo 87% das preferências, um aumento de 5% face ao ano anterior, este é o único ponto que revela um crescimento face a 2011. A aposta no marketing de pesquisa (SEO/SEM) decresceu 3 pontos, representando 67% das respostas e o segundo lugar das preferências. No terceiro lugar para as tendências que integram a estratégia das empresas B2B está a realização de eventos com 62%, seguido pelas Relações Publicas que tiveram a maior queda, 8 pontos, ficando com 56% das preferências. Finalmente, no último lugar e devido às características do mercado B2B, está a publicidade impressa, rádio e TV com 26% das respostas.
As tendências revelam uma maior apetência das empresas para a otimização dos recursos e o repensar da comunicação e imagem no mercado. No top dos desafios associados aos conteúdos de marketing está em primeiro lugar a necessidade de desenvolver materiais mais originais e criativos (69%), em segundo a descoberta de tempo para dedicar à sua definição e elaboração (65%), seguido pelo encontro de conteúdos de alta-qualidade (43%), no número quatro o desenvolvimento de métodos de medição dos resultados (40%) e no quinto lugar a alocação de colaboradores para esta atividade (34%), é possível encontrar ainda outras inquietudes sobre este tema.
Os números do estudo revelam uma intensificação na procura de qualidade, retorno e objetividade nas ações e conteúdos a desenvolver pelas empresas B2B. O que se irá refletir-se numa maior organização e analise na elaboração da estratégia do ano de 201,3 com o intuito de superar da melhor forma as barreiras do cenário socioeconómico.
Se a sua empresa está voltada para o mundo empresarial e pretende desenvolver ou rever a sua estratégia de marketing e comunicação, com recurso a conteúdos e ações profissionais e de qualidade confie num parceiro com experiência no mercado e motivado para enfrentar 2013 com otimismo, contacte a Add Comunicação. Ficamos a aguardar o seu contacto.

